Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

12 Não olhes uma mulher {homem} para desejá-la {lo}.

  Ouviste o que foi dito: “Não adulterarás”. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olha uma mulher para desejá-la, já adulterou em seu coração. Portanto se teu olho te escandaliza, arranca-o e lança-o de ti, pois é melhor que se perca um de seus membros do que seja lançado teu corpo inteiro no Geena. Mt: 5:27-29

Contexto: Palavras de Jesus, pronunciadas no chamado “Sermão da Montanha”. Jesus cita e amplia o sexto mandamento do decálogo de Moisés: “Não adulterarás. Exodus 20:14”.

Geena: derivada do vocábulo Ge Hinan (Vale do Hinnom). Nesse local havia uma estátua de Moloc, Deus filisteu. Na cabeça da estatua havia uma abertura, e na parte de baixo os sacerdotes acendiam uma fogueira. No culto filisteu eram lançadas criancinhas vivas pela cabeça do Deus que ao cair eram queimadas vivas. Posteriormente o rei Josias de Israel, expulsou os filisteus e destruiu essa estátua, transformando o local em depósito de lixo de Jerusalém, onde também eram atirados os restos de animais mortos. Periodicamente esse lixo era queimado. O local era conhecido como o Vale dos Gemidos e também associado a ideia do fogo que purifica.


Escandalizar: no sentido literal “fazer tropeçar, fazer cair”; pecar, vem do latim Pecco = tropeçar; no sentido figurado não apenas a ação espetaculosa, mas e principalmente todo o resultado da queda moral.


Comments