Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

38 Tenha fé na tua evolução espiritual, e não te inquietes pelo teu crescimento material

Qual dentre vós pode, inquietando-se, acrescentar um côvado à sua estatura?E com relação a veste, por que vos inquietais? Examinai os lírios do campo como crescem! Não labutam nem fiam. Eu porém, vos figo que nem Salomão em toda a sua glória, vestiu-se como um deles. Se a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, Deus assim a veste, muito mais a vós, {homens } homens de pouca fé.  Mt 6:27-30


Contexto: Palavras de Jesus, pronunciadas no chamado “Sermão da Montanha”.


Côvado: medida de comprimento que ia do cotovelo à ponta da mão; aproximadamente de 45cm  a 60cm.


Salomão: filho de David foi o maior rei de Israel, notável por suas realizações e sabedoria.


Traduções alternativas:

  • Lírios: poderia ser traduzido também por “flores silvestres”

  • Inquietar:  poderia ser traduzido também como: “preocupar”, “ter preocupação”, “estar ansioso”.

  • Estatura: poderia também ser traduzida como idade, tempo de vida; expressão usada com a intenção de explorar o duplo sentido da palavra; Jesus usava com frequência esse recurso na sua fala.


Reflexão

A amorosa Providência Divina, através do  vento, conduz a minúscula semente do lírio e a lança na terra; no clima seco ele dorme por  meses, velado por Deus. O Pai Celestial envia as chuvas, escassas na região, ele desperta e cresce rapidamente, e floresce em beleza sem par. Mas suas flores são efêmeras e ele seca, espalhando suas sementes e recomeçando o ciclo;  mas, mesmo seco e morto, ele é fonte de calor e luz.


O espírito lançado a terra, por vezes vive longos séculos adormecido para sua evolução; mas um dia desperta, tocado pela chuva das lágrimas renovadoras, e trabalha, e cria laços de amor, e se veste de luz, e se mostra em todo o esplendor de sua pureza. Diferente, no entanto, do lírio que logo fenece,  ele é imortal, e sua glória resplandece pela eternidade.


Não reclame do teu destino, não duvide de teu valor. Desperta, tenha fé no Criador,  trabalha, estabeleça laços de amor. Aceita tua destinação de beleza e felicidade.


Comments