Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

4 Arrepende-te

Desde então, Jesus começou a proclamar e a dizer:

– Arrependei-vos (mudança de mente, de opinião, de sentimentos, de vida), pois está próximo o Reino dos Céus. Mt 4:17

Contexto: após a prisão de João, Jesus se transfere para a Galileia, e passa a residir em Cafarnaum a beira-mar e dá início a sua vida pública fazendo suas primeiras pregações.

Conceito de Arrependimento: é o reconhecimento dos próprios erros, perpetrados nesse ou naquele setor da existência, é o primeiro passo da reabilitação. O arrependimento suaviza as amarguras da expiação abrindo, pela esperança, o caminho da reabilitação; mas esse começo é nulo se não resolvermos nos corrigir com humildade e paciência, na execução dos deveres que a vida nos recomenda.

Conceito de Reino dos Céus: Um reino é constituído e mantido através de leis, assim utiliza-se essa palavra “reino” nas expressões “Reino dos Céus”, ou “Reino de Deus”, significando onde as leis de Deus, ou leis naturais, expressão da Vontade Divina, são cumpridas. O Reino dos Céus está próximo:

  • no sentido do espaço, pois os benfeitores espirituais, que as cumprem, estão próximos de nós, batendo às portas de nosso coração, bastará abri-las para que entrem;

  • no sentido do tempo pois se em breve passarmos a cumprir a vontade de Deus, em breve estaremos no Reino do Céu.

Comments