Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

49 Seja prudente cumprindo os mandamentos

Portanto todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos; precipitaram sobre aquela casa, mas ela não desabou, pois fora alicerçada sobre a rocha. E, todo aquele que ouve  estas minhas palavras e não as pratica será comparado ao homem tolo que edificou sua casa sobre a areia. Caiu a chuva vieram as torrentes, sopraram os ventos e chocaram-se contra aquela casa; desabou e foi grande a sua queda.


Contexto: Palavras de Jesus, pronunciadas no chamado “Sermão da Montanha”.


Textos associados:

Todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou campos, por causa do meu nome, receberá o cêntuplo e terá a vida eterna. Jesus Mt 19:29


Reflexão: A prudência corriqueira conta com  muitos mecanismos para assegurar um amanhã melhor e seguro, aparatos de seguridade privada e social, planos de saúde,  poupanças... Essas iniciativas úteis, dirigidas aos aspectos materiais da vida, tem um tempo determinado pelo desencarne, e um alcance limitado por serem falíveis e apenas diminuírem o infortúnio. Porém a prudência fundamental, imortal e infalível é o cumprimento das ordenações de Jesus, sintetizadas no amor ao próximo e a Deus.


Exemplo de Paulo

Paulo, apóstolo, tudo deixou, prudentemente, para seguir Jesus, teve uma vida extremamente tribulada, inúmeras vezes foi preso e açoitado; morrendo assassinado por ordem de Nero, porem prudentemente permaneceu fiel a Jesus. Desencarnado, uniu-se a Jesus, a Abigail, sua noiva, com a alegria enorme de ter feito um bom trabalho, imortalizado nas suas cartas, escritas na prisão e que sao orientação e consolo até os dias de hoje.


Ditos e máximas.

O prudente segundo Jesus, será muita vez insensato perante os valores materiais. E o prudente materialmente falando, será talvez insensato,  perante os valores cristãos.

Comments