Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

53 Queira a justiça com todas as forças do teu coração

Contexto: Palavras de Jesus, pronunciadas no chamado “Sermão da Montanha”.


Textos associados:


Ouve ó Israel. Iaweh, nosso Deus, é o único Senhor. Portanto, amarás a Iaweh, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a trua força. Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração. Tu as inculcarás em teus filhos, e delas falará sentado em tua casa e andando em teu caminho, deitado e de pé. Tu as atarás na tua mão como um sinal, e serão como um frontal entre os teus olhos. Tu as escreverá nos umbrais  de tua casa e nas portas. Moisés, Deuteronômio, 6:4-8


O homem bom apresenta a boa coisa do bom tesouro do coração e o homem mau apresenta a coisa  má do seu mau tesouro. Pois da abundância do coração fala a boca dele. Jesus Lc 6:45


Justiça: para os hebreus, naquela época, significava o cumprimento da lei mosaica, que prescreve além das normas legais a prática da caridade como: dar aos pobres, amar o próximo como a si mesmo; e os deveres religiosos, como amar a Deus.


Reflexões

  • Devemos depositar toda a fé na justiça divina soberana e perfeita. Devemos prestigiar a justiça humana, pois conquanto falha, apoiada em  leis mal feitas e mal cumpridas, ela pode ser aperfeiçoada e é uma barreira contra o caos social.

  • Como pecadores, vemos na justiça a desaprovação e a pena, mas ela é a fonte de todos os direitos reais, realizando o amor de Deus.

  • Somos livres para tentar realizar o que queremos. Não somos livres, no entanto, quanto aos nossos desejos, nem quanto aos meios; o nosso querer e os meios utilizados devem ser válidos moralmente.

           Com base em Albert Einstein.

Comments