Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

55 Tenha sentimentos puros

Contexto: Palavras de Jesus, pronunciadas no chamado “Sermão da Montanha”.


Ver a Deus: ver a Deus é reconhecer os sinais do criador na criatura, de forma semelhante a alguem, que vendo uma obras de arte, reconhece nela o artista que a fez.


Textos Associados

Convocando a turba [Jesus] disse-lhes:

— Ouvi e entendei: Não é o que entra na boca o que torna comum o homem, mas o que sai da boca, isso torna comum o homem.

Em resposta Pedro lhe disse:

— Explica-nos essa parábola.

Ele disse:

— Vós também estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que entra na boca vai para o ventre e é expelido na latrina? Mas o que sai da boca procede do coração, e isso [torna] o homem comum o homem.  Pois do coração saem os desígnios maus, homicídios, adultérios, fornicações, roubos, falsos testemunhos e blasfêmias. Essas coisa é que tornam comum o homem, mas comer sem lavar as mãos não torna o homem comum. Mt 15:10, 15-20


Tornar comum: expressão idiomática hebraica que significa o contrario de tornar santo; em português não temos um antônimo de “santo” ou “santificar”; muitas vez se utiliza a palavra “impuro”, mas é apenas aproximada, donde o tradutor manteve a expressão idiomática.


O sentimento é a chave da moralidade.

O sentimento (coração) é quem determina, decide o que fazer: o cérebro (nossos recursos intelectuais) são executores apenas.Sentimentos ódio por alguem, de imediato nossa imaginação,  inteligência memória, se põe a trabalhar no sentido de agredir o ser odiado.

Num segundo caso temos amor por uma pessoa: os mesmos recursos intelectuais se movimentarão no sentido de proporcionarmos o bem à pessoa amada.
Comments