Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

79 Seja cauteloso na prática da caridade espiritual

Eis que vos mando como cordeiros em meio de lobos. Sede prudentes como as serpentes e inocentes como os pombos. Mt 10:16


Contexto: Instruções de Jesus ao enviar seus discípulos para“anunciar o reino de Deus, curar os enfermos, erguer os mortos, purificar os leprosos, …


Prudente: A palavra traduzida como prudente poderia também ser traduzida como: sábio, sensato, sagaz; cauteloso, ponderado, cuidadoso.


Serpente: a serpente que Jesus se refere é a “Cerastes Cornutos”,  também conhecida como víbora de chifres, por ter saliências nas órbitas oculares que parecem pequenos chifres. Comum na regiões desertas e semi-desertas de Israel, amarela para se confundir com a areia, com 30 a 60 cm de comprimento. Seu veneno não é muito tóxico. Enterra-se na areia ficando com apenas os olhos e as fossas nasais de fora, dessa forma se esconde dos predadores, e também pode caçar emboscando suas presas (pequenos roedores, lagartixas e lagartos,  pássaros).


Reflexão: Nas atividades caritativas espirituais, notadamente na desobsessão, os inimigos do assistidos, principalmente os desencanados, procuram obstaculizar a assistência, inclusive agredindo os que procuram libertar suas vítimas; cumpre portanto agir com cautela, evitar exposições desnecessárias, aguardar os momentos favoráveis, ...


Comments