Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

80 Seja inocente

Eis que vos mando como cordeiros em meio de lobos. Sede prudentes como as serpentes e inocentes como os pombos. Mt 10:16


Contexto: Instruções de Jesus ao enviar seus discípulos para“anunciar o reino de Deus, curar os enfermos, erguer os mortos, purificar os leprosos, …


Inocente: A palavra traduzida como “inocente” também poderia ser traduzida como: “não misturado”. “livre de vício ou engano” “sem malícia”, “sincero”.


Pombos: conquanto na cadeia alimentar os pombos sejam o principal alimento para inúmeras aves de rapina, eles não atacam outros animais, nem mesmo insetos, contituindo-se sua alimentação de grãos e restos de comida.  Monogâmicas, já eram aves domesticas ao tempo de Jesus. Com grande sentido de direção são capazes de voltar para seu local de origem a distâncias de até 1.000 Km.


Reflexão:

Na terra a pequena serpente se oculta dos predadores enterrada na areia, mantendo fora os olhos para observar e vigiar, e as fossas nasais para respirar e sentir odores. Porem são carnívoras e emboscam suas presas.

No céu azul as pombas voam em bandos, pacíficas sem nenhuma agressividade, seguras por saberem onde está seu lar; porém expostas são vítimas fáceis para as aves de rapina.

Ser como as serpentes, ocultas e vigilantes, mas ao invés de emboscar e matar, imitar as pombas sendo dóceis e inocentes e não matando ou agredindo nenhum animal, ou invertendo a ordem: ser como as pombas, doceis e nada agressivas, sabendo sempre onde estão e donde vieram, mas ao invés de exporem-se e serem vitima dos predadores, ocultarem-se, mantendo-se vigilantes como as serpentes.

Comments