Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

84 Acata e submete-te aos espíritos superiores

O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do senhor. Basta para o discípulo tornar-se como seu mestre, e ao servo tornar-se como seu senhor. Se ao senhor da casa chamaram Belzebul, quanto mais aos membros da casa dele. Mt 10:24-25


Contexto: Instruções de Jesus ao enviar seus discípulos para“anunciar o reino de Deus, curar os enfermos, erguer os mortos, purificar os leprosos, …


Senhor e servo, mestre e discípulo: o dom do poder é dado por Deus para que o senhor proteja o servo, assim como o dom do conhecimento é dado para que se instrua aqueles que ignoram.


Belzebul: Deus filisteu, tido como o príncipe dos maus espíritos; Senhor da habitação do maus espíritos. Se Jesus era chamado pelos seus opositores de Belzebul, o que seriam então seus discípulos?


Reflexão:

Estamos entre duas classes de espíritos: acima os espíritos superiores dos quais devemos acatar as orientações e a proteção necessária aos cumprimento de nossas obrigações; abaixo estão os espíritos inferiores que nos cabe auxiliar transmitindo aquilo que aprendemos e proteger com os nossos recursos, notadamente da oração.

Acontece no entanto, com alguma frequência, a inversão dessas posições, numa espécie de loucura: acatamos as sugestões de espíritos desequilibrados, inclusive daqueles que são nossos obsessores, pondo-nos sob a sua “proteção”. De outro lado  questionamos os espíritos superiores tentando persuadi-los com nossos enganos, rotulando-os como ingênuos, sonhadores, desatualizados, fora da realidade.

Estando nos primeiros degraus da evolução, estejamos conscientes de que somos modestos aprendizes, servidores encarregados das atividades mais simples.
Comments