Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

9 Pratique e ensine os mandamentos

౼ Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas, não vim destruir, mas cumprir, pois amém {verdadeiramente, certamente} vos digo: até que passem o Céu e a Terra não passará um iota ou traço da lei, até que tudo se realize. Quem portanto violar um desses mínimos mandamentos e, dessa maneira {por seu exemplo}, ensinar aos homens, será chamado mínimo no Reino dos Céus; quem porém, praticar e ensinar, este será grande no Reino dos Céus. Por isso vos digo que, se vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus. Mt: 17-20


Contexto: Palavras de Jesus, pronunciadas no chamado “Sermão da Montanha”.

Iota: menor letra do alfabeto grego, equivalente a yud a menor letrar do alfabeto hebraico.

Ensinar: Em hebraico o modo aumentativo também se aplica aos verbos. Exemplo: O aumentativo de quebrar significaria despedaçar. Em hebraico o aumentativo de “aprender” significa “ensinar”.

Escribas e fariseus: os escribas eram os doutores que ensinavam e a interpretavam a Lei de Moisés; os fariseus constituíam uma seita  que afirmava que a fé era devida somente às escrituras. Ambos, exteriorizavam sua justiça constituída por: empenho em polêmicas religiosas; devotamento ao culto exterior; dedicação em  conquistar adeptos; mas interiormente seu coração era injusto, dominado pelo orgulho, devassidão,  paixão pelo dinheiro e poder.

Caso queira saber mais sobre a atitude farisaica clique aqui.

Comments