Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

90 Sobreponha os deveres morais ao prazer do convívio doméstico

Quem ama a seu pai ou a sua mãe mais do que a mim não é digno de mim, quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. Mt 10:37


Contexto: Instruções de Jesus ao enviar seus discípulos para“anunciar o reino de Deus, curar os enfermos, erguer os mortos, purificar os leprosos, …


Textos associados

  • Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Iaweh, teu Deus, te dá. Moisés, Êxodo 20:12


  • Maldito aquele que desonra seu pai ou sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. Moisés, Deuteronomio 27, 16


  • Alguém lhe disse:

— Eis que tua mãe e teus irmãos estão do lado de fora, procurando falar contigo.

Em resposta, disse ao que lhe falava:

— Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E estendendo sua mão sobre os seus discípulos disse:

— Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, e irmã, e mãe. Jesus, Mt 12,46


Reflexões:

  • O soldado deixa o aconchego doméstico e parte para a guerra na defesa da pátria. O estudante abandona o aconchego doméstico, com a aprovação dos pais amorosos, e vai estudar em cidade distante para ter uma profissão. Isso não carateriza abandono ou desamor, e sim, que os deveres se sobrepõe ao prazer do convívio.


  • Chico Xavier, revelou que gostaria de ter esposa e filhos, porém com o compromisso dos trabalhos espíritas que envolviam frequentemente 20 horas de trabalho diário, o que poderia oferecer a eles?


  • Leon Denis, o grande filósofo, na juventude, conheceu uma moça que preenchia seus ideais de mulher; porém levando em conta seus deveres com os pais, com o ganha-pão, e com suas atividades no campo da espiritualidade, não levou adiante a idéia de constituição de família.


  • A união que o amor impõe não implica necessariamente em convívio.
Comments