Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

91 Carrega a tua cruz

Quem não tomar a sua cruz e não segue atrás de mim não é digno de mim Mt 10:38


Contexto: Instruções de Jesus ao enviar seus discípulos para“anunciar o reino de Deus, curar os enfermos, erguer os mortos, purificar os leprosos, …


Texto Associado

Tenho vos dito essas coisa para que tenhais paz em mim; no mundo tereis provações; mas animai-vos, eu venci o mundo. Jesus, Jo 16:33


Sendo assim [Pilatos] o entregou para eles [, sumos sacerdotes, ] a fim de que [Jesus] fosse crucificado. Então tomaram a Jesus, e carregando ele próprio a cruz, saiu em direção a um local chamado “(lugar) do Crânio” que se diz em hebraico “Golgota”, onde o crucificaram e com ele outros dois, de um lado e de outro, e Jesus no meio. Jo 19:16-17


Reflexões

  • Temos dificuldade em convencer-nos da bondade de Deus quando sobrecarrega com cruzes aqueles que ele ama.

No entanto, quem conhece os caminhos do Eterno?  Deus também poderia ter criado os espíritos já evoluídos e felizes, mas os criou simples e ignorantes, com um longo caminho até a perfeição e a felicidade.


  • A evolução pode ser entendida como o desprendimento das coisas materiais e a consequente valorização das coisas espirituais. A cruz é o desprendimento das coisas materiais.


  • Um homem escolhe o caminho da política; poderá ter a jornada florida das ilusões, usufruindo das benesses e mordomias que a representação pública oferece, e arrepender-se amargamente quando,  pela morte, descobrir a verdade.  Poderá também ver a política como uma cruz, sofrer perseguições por ser honesto, ridicularizado por visar a justiça, e morrer assassinado como Gandhi, Lincoln, ou Martin Luther King, e entrar na vida maior como vitorioso.


Da mesma forma a mãe de família, mesmo quando se mostre mais fácil entregar os filhos a babás, ou a própria sorte, divorciar-se num momento em que o marido fraqueja, etc, escolhe tomar a sua cruz, encarando os encargos difíceis da educação dos filhos, os momentos de desajuste com o marido, as dificuldades inerentes a família. A consciência tranquila e o amor aos seus prevalece, e ela é mais feliz, sendo responsável.

Com base em Fénelon.


Comments