Palavras Amigas‎ > ‎Estantes‎ > ‎Mandamentos de Jesus‎ > ‎

94 Apóia os que falam em nome de Deus e aqueles que praticam o bem

Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa do profeta, e quem recebe um justo na qualidade de justo receberá a recompensa de justo. Mt 10:41


Contexto: Instruções de Jesus ao enviar seus discípulos para“anunciar o reino de Deus, curar os enfermos, erguer os mortos, purificar os leprosos, …


Profeta: no seu significado original é “aqueles que fala em nome de Deus”; como frequentemente os profetas faziam previsões a  palavra adquiriu também esse sentido: fazer previsões para o futuro.


Palavra que procede da boca de Deus: é aquele que transmite os atributos divinos: as leis de Deus, a sabedoria de Deus, a justiça de Deus, enfim o amor de Deus.


A recompensa do profeta é ouvir cada vez mais e com mais nitidez a voz de Deus ressoando compreensão, alegria, fé e amor no seu coração.


Texto associado:

Ele respondendo disse: Está escrito: não somente de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Jesus, Mt 4:4


Sim ele te humilhou, fez com que sentisses fome, te alimentou com o man-a, que nem tu nem teus pais conheciam para te mostrar que o homem não vive apenas de pão, mas que o homem vive de tudo o que procede da boca de Iaweh. Moisés, Deuteronômio 8:3


Reflexão:

  • Conquanto em nossa sociedade a mentira seja um vício generalizado, a conversa fútil ou maliciosa frequente, palavrões e achincalhes corriqueiros, a palavra continua sendo um dom luminoso de comunicação, de afeição, de ordenação, de incentivo, de instrução, e prece.

  • Existem verdadeiros e falsos profetas: o falso profeta, diz que fala em nome de Deus, mas na verdade suas palavras interesseiras procedem de seu egoísmo e ignorância. Já o verdadeiro profeta se mostra pelos frutos de sua fala, que são obras de justiça, sabedoria, harmonia e amor.

  • Apoiar as fontes da boa palavra é caridade importante numa sociedade desnorteada, como a nossa.

Comments