História

Antiguidade

As ideias espíritas são muito antigas.

Deus nunca deixou a humanidade ao desamparo de idéias que auxiliassem o homem a tornar-se melhor.

Desde a mais remota antiguidade, mensageiros encarnaram-se em todos os povos do planeta trazendo a luz da verdade.

Moisés, Fo-Hi, Crisna, Buda, Confúcio, Sócrates, Cícero trouxeram idéias como: A unicidade de Deus, o corpo espiritual, a lei de ação e reação, a reencarnação, a evolução, a importância do amor, a comunicação dos espíritos etc.

Jesus

Com a encarnação de Jesus, governador espiritual da Terra, divinas claridades se derramam sobre a Terra. Da manjedoura à ressurreição, sua vida foi uma demonstração das verdades eternas, ensinadas com a autoridade do exemplo.

Visto sua palavra revestir-se por vezes do véu do símbolo para poder atingir a mentalidade da época, prometeu o "Consolador", "Espírito de Verdade" "que ensinará todas as coisas" e "vos fará lembrar de tudo o que tenho dito".

Consolador

O consolador prometido por Jesus manifestou-se na Terra com toda a sua intensidade no século 19, através de revelações claras sobre as realidades espirituais, feitas por espíritos superiores, através de inúmeros médiuns.

A Obra de Allan Kardec

Allan Kardec (* 1804, + 1869), pseudônimo do francês Leon Hippolyte Denizar Rivail, coligiu e organizou (1856 a 1868) estes ensinos dados pelos espíritos superiores em cinco livros de valor inestimável na revivescência do Evangelho de Jesus e compreensão das verdades espirituais; são eles:

  • O Livro dos Espíritos: Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o futuro da humanidade segundo os ensinamentos dados pelos espíritos superiores com a ajuda de diversos médiuns.

  • O Livro dos Médiuns: Contendo o ensino especial dos espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do espiritismo.

  • O Evangelho Segundo o Espiritismo: contendo as explicações das máximas morais do Cristo, sua concordância com o espiritismo e a sua aplicação as várias posições da vida.

  • O Céu e o Inferno: Contendo o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e os demônios, sobre as penas etc, seguido de numerosos exemplos da situação da alma durante e depois da morte.

  • A Gênese: Contendo as características da Doutrina Espírita, os atributos de Deus, os diversos sistemas sobre a criação do mundo, as explicações e análise dos milagres e das predições do Evangelho.


Brasil

A Doutrina Espírita desenvolveu-se muito no Brasil, sendo de se notar os vultos:

  • do médico Adolfo Bezerra de Menezes, que com sua dedicação de apóstolo assentou as bases do espiritismo na nossa pátria na última década do século 19;

  • do médium Francisco Cândido Xavier (*1910 +2002) que, no século 20, por mais de 60 anos, enriqueceu a Doutrina Espírita com a psicografia de mais de 400 livros.

  • Do médium Divaldo Pereira Franco (*1928 ) que através das suas obras sociais, livros e conferências tem levado a Doutrina Espírita não só ao Brasil mas também a inúmeros paises.

Comments